A INSPIRAÇÃO

14 DÉCADAS, 14 AUTORES Toni Grilo,

Curador da Exposição 140 ANOS TOPÁZIO e Director Criativo da Topázio

“140 anos é uma idade que vai além do meu entendimento. Para perceber, deveria viver exatamente quatro vezes a minha vida. Pergunto-me quantas peças a Topázio terá produzido ao longo deste tempo. Não dá para estimar, mas conheço o trabalho que envolve uma única peça: são despendidas muitas horas a martelar, cortar, soldar, lixar, cinzelar, polir e a suar… O respeito é muito grande. A Topázio não é apenas prata, ou bens materiais. O valor está na experiência, no património técnico e no capital humano criado ao longo de tantos anos. São muitas histórias, muitas vidas, muitas pessoas a reinventar constantemente o dia de amanhã.
 A criatividade é o segredo da longevidade. Não se trata de passado ou de antiguidade, passamos 140 anos a olhar para o futuro. Não faz sentido comemorar o aniversário contando simplesmente a história da marca, celebramos a criatividade e escrevemos um novo capítulo.”

A Topázio convidou 14 criativos portugueses, ou residentes em Portugal, de renome internacional para criarem uma peça especial em homenagem à tradição da marca com uma visão contemporânea. Pediu-se aos autores uma reinterpretação da peça mais icónica da Topázio: o jarrão D. João V.

Temos orgulho em apresentar a visão de criativos de áreas muito distintas, porque para nós a criatividade não tem fronteiras: agradecemos aos designers, arquitectos, decoradores, estilistas e artistas plásticos.