OS AUTORES

Nini Andrade Silva

Nini Andrade Silva é uma das mais prestigiadas designers de interiores do mundo. 
Nascida no Funchal, formou-se em Design no Instituto de Artes Visuais Design e Marketing (IADE) em Lisboa, tendo prosseguido em simultâneo o seu percurso académico e profissional no estrangeiro, estudando e trabalhando em Nova Iorque, Londres, Paris, África do Sul e Dinamarca. 
Com um trabalho de elevado reconhecimento nacional e internacional, Nini Andrade Silva tem levado o nome de Portugal aos quatro cantos do mundo, sendo a mente criativa por trás de múltiplos hotéis membros da cadeia Design HoteisTM. Contando com uma impressionante obra além fronteiras, Nini Andrade Silva viu por diversas vezes o seu trabalho ser distinguido por variadas instituições, bem como tornar-se presença assídua em prestigiadas publicações de todo o mundo, tais como o The New York Times, Financial Times, El Pais, Wallpaper, Condé Nast Traveller, Sleeper Magazine, Harrods Magazine, Architectural Digest Magazine, Andrew Martin’s World Leading Guides, Guide, entre tantas outras.
 Paralelamente à sua reconhecida carreira na área da arquitectura e design de interiores, Nini é também autora de diferentes linhas de mobiliário de interior e exterior. Da versatilidade da sua obra, destaca-se ainda a sua grande paixão pela pintura.
 É consultora internacional do IADE, integrando assim o painel de docentes convidados da Escola Superior de Design. Em 2010 recebeu o Prémio IADE Carreira. A 10 de Junho de 2011, Nini Andrade Silva foi distinguida pelo Governo Português com a Título Honorífico da Grande Ordem do Infante D. Henrique, Grau de Oficial, pelos feitos alcançados em nome de Portugal, no país e no estrangeiro. Em 2012, foi nomeada Embaixadora da Cultura pela Fundação Guimarães para a Capital Europeia da Cultura 2012.

NOME DA PEÇA

GAROTA DO CALHAU

Edição limitada a 10 exemplares

Com o objectivo de assinalar os 140 anos da Topázio, Nini Andrade Silva desenhou uma peça de design exclusivo, em prata, inspirada no Jarrão D. João V.
A peça, concebida para ser um centro de mesa, traduz a simbiose entre a imagem de marca da designer - os calhaus ou seixos rolados das praias da Ilha da Madeira - e a forte desmaterialização das características mais genéricas que definem o Barroco Joanino marcadas pelo dramatismo, movimento e exagero. 
De uma organicidade depurada, a peça em forma de calhau contém no seu interior uma figura escavada inspirada no Jarrão D. João V. Como um calhau rolado, onde a beleza e estrutura é dada pela força dos ventos e das marés, esta peça representa uma homenagem às crianças mais desfavorecidas da Ilha da Madeira e que antigamente eram apelidadas de Garotos do Calhau pelo facto de percorrerem as praias de calhaus rolados, mergulhando nas águas quentes de um mar profundo que também era a sua casa.

- Nini Andrade Silva