OS AUTORES

Sam Barom

Actualmente, Sam Baron trabalha como designer de marcas como a Vista Alegre, Hennessy ou Dinh Van e também é responsável pela direcção criativa na área de design da Fabrica. 
As perenes releituras e reinterpretações do know-how tradicionais (artesanais ou industriais) de Sam Baron interrogam de forma perspicaz sobre a utilidade das produções de material de hoje e da própria existência de novos objectos.
Ancorando as suas criações numa pesquisa artística e funcional, sem omitir narrações culturais e históricas, Sam Baron assenta a sua visão na vida quotidiana e a sua contemporaneidade.

NOME DA PEÇA

DECORUM

Edição limitada a 10 exemplares

A minha peça explora e desafia as capacidades de decoração da Topázio. Como produtor de prata esta marca tem vindo a evoluir, ao longo dos anos, a fim de adaptar-se às necessidades dos consumidores, mas sempre mantendo fortemente no seu ADN o verdadeiro aspecto ornamental que a tornou única no mercado europeu desde o seu início. 
Inspirado no “art de vivre” dos tribunais europeus, com os símbolos de renascimento ou referências florescidas, e até mesmo quadros de símbolos, a minha champanheira é uma nova visão com base nessa mistura de culturas. 
A forma em si é minimalista, contém uma cúpula de cabeça para baixo. Mas a parte inesperada da peça está onde estão focados e agregados todos os elementos decorativos misturados entre si como padrões, tornando-se uma textura tridimensional, celebrando e projectando a Topázio no futuro.

- Sam Barom